QUEM SOMOS

O Curso de Licenciatura em Química do IFSP Câmpus Capivari, iniciou, no primeiro semestre de 2017, a construção e implementação coletiva de um projeto de inovação pedagógica inspirado na experiência da Escola da Ponte, em Portugal. O projeto envolve a flexibilização do currículo do curso, a reestruturação da metodologia pedagógica e da avaliação e a ressignificação dos papéis de professores e estudantes no processo de aprendizagem, a partir do paradigma dialógico-emancipatório proposto por Paulo Freire. Os pressupostos do projeto são o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo do estudante e a personalização da educação, sem perder a dimensão coletiva do trabalho pedagógico. Busca-se uma prática pedagógica que respeite os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, valorizando a diversidade em detrimento da padronização. O objetivo é, além de construir uma nova referência em termos de currículo, metodologia, avaliação e papel de professores e estudantes, mapear caminhos possíveis para a inovação em educação, em uma instituição que não nasceu inovadora, de modo que esses caminhos possam servir de inspiração e referência para outras instituições que queiram inovar.

Comentários